Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Quem é Carioca?

Publicado por: Daniel Pochintesta
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Quando os primeiros portugueses que chagaram ao Rio de Janeiro começaram a construir suas casas, eles as pintavam de branco. Com isto, os índios locais se referiam a estas casas - ou ao próprio homem branco - na linguagem Tupi como "kariîó oka".

Kariîó significa branco, e oka, casa. Com isto, temos que Carioca significa, ao pé da letra, "casa branca" ou ainda "casa do homem branco" e, com base nisto, passou a ser o gentílico dos habitantes ou das pessoas nascidas no município do Rio de Janeiro, embora este termo seja constantemente atribuido de forma errada a todos os brasileiros nascidos no Estado do Rio de Janeiro. Ao certo, todas as pessoas nascidas no Estado do Rio de Janeiro são consideradas Fluminenses, inclusive os Cariocas. Com isto, podemos dizer que "todo Carioca é Fluminense, mas nem todo Fluminense é Carioca".

Sobre os cariocas, temos ainda a expressão "carioca da gema", que se refere aos indivíduos nascidos e criados na cidade do Rio de Janeiro, filhos de mãe e pai cariocas. Diz-se "da gema" pelo fato do indivíduo ser oriundo de dois cariocas, ou seja ser carioca antes mesmo de nascer.

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!