Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Chico Buarque - Acervo Digital

Publicado por: Daniel Pochintesta
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Em processo de digitalização desde o ano de 2009 pelo Instituto Antonio Carlos Jobim, está disponível a partir de hoje no portal www.jobim.org/chico todo o acervo do compositor Chico Buarque, organizado nas sessões Audio e Video, Iconografia, Música e Textos. Dentre as mais diversas informações, podemos encontrar as cerca de 600 faixas que constituem a discografia completa do artista, além de mais de 7 mil documentos contendo as partituras e letras do compositor, em versões tanto manuscritas quanto impressas.

Para o lançamento deste grandioso trabalho, o Instituto Antonio Carlos Jobim realizará hoje, 17/06, em sua sede no Jardim Botânico, a abertura de uma exposição sobre o Chico (às 19h) e um show de Miúcha, irmã de Chico, e Paulo Jobim, filho do ilustre maestro Tom Jobim (às 20h30m).

A sessão Iconografia, por exemplo, possui pouco mais de mil itens, incluindo fotos raras como as dele quando criança e de pessoas de sua família. Em Textos, estarão dispostos mais de 26.000 peças, desde reportagens de todas as fases de sua carreira e roteiros para trabalhos em cinema e teatro até curiosidades como os seus cadernos infantis.

O site de Chico, realizado com R$ 200 mil dados pela Vale via lei Rouanet, faz parte de um portal onde já estão os acervos de Tom Jobim (que será reformado em breve), de Dorival Caymmi e do arquiteto Lúcio Costa. Os próximos, atualmente em processo de digitalização dos acervos, serão Gilberto Gil e Milton Nascimento. Além destes artistas, o Instituto tem em mente disponibilizar no futuro os acervos de Edu Lobo e Vinicius de Moraes.

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!