Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Arquibancadas do Novo Sambódromo começam a ser erguidas

Publicado por: Daniel Pochintesta
quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quase três meses após a implosão do antigo prédio da Brahma, o lado direto da Avenida Marquês de Sapucaí começa, aos poucos, a espelhar o lado esquerdo da Passarela do Samba. As pilastras de sustentação daquele que será o setor 4 de arquibancadas já estão de pé. Os pilares das arquibancadas serão fundidos no local. Uns já estão prontos e aqueles que ficarão onde estão sendo colocadas as formas são concluídos no dia seguinte. As demais peças estruturais, vigas e lajes, são pré-moldadas e fabricadas em Seropédica. Em meados de setembro já começam a ser montadas.

O canteiro, que parece um só, na verdade é dividido por duas empresas que realizam obras distintas. De um lado, a construção das arquibancadas propriamente dita; de outro, a preparação do terreno onde será erguido um prédio de 18 andares. No momento está sendo realizada a fase de reciclagem do material, que são cerca de 60 mil toneladas de entulho, dentro de um conceito de sustentabilidade dos novos empreendimentos. Além das arquibancadas, haverá a construção de um prédio que está se classificando para receber o selo verde – cerca de 50% do entulho serão reutilizados nas obras.

O novo Sambódromo vai retomar o projeto arquitetônico original, assinado por Oscar Niemeyer. Serão mais quatro módulos de arquibancadas e quatro módulos de camarotes (192, no total). O projeto será replicado no lado direito, com a diferença que haverá dois andares de camarotes. E as arquibancadas, embora tenham a mesma dimensão, ficarão um pouco mais afastadas e altas, por conta desses dois novos andares de camarotes.

Com a reforma, que custará R$ 30 milhões a serem bancados pela Ambev (dona do antigo prédio da Brahma), a estimativa da Prefeitura é que 17.800 pessoas a mais já assistam aos ensaios técnicos do fim deste ano e ao desfile das escolas de samba de 2012.


Só nos resta esperar que as obras sejam concluídas dentro do prazo para que possamos curtir a folia do Carnaval de 2012!

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!