Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

10 Anos de Mate com Angu

Publicado por: Daniel Pochintesta
segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cineclube Mate com Angu e SESC Duque de Caxias convidam para a abertura da exposição 10 anos de Mate com Angu, na próxima quarta-feira, dia 12 de setembro, às 16h. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 30 deste mês, com entrada GRATUITA, no SESC de Duque de Caxias, das 10h até as 18h.

Lá no início, nos idos de 2002, o que impulsionava a ideia de montar um cineclube era o prazer de exibir um filme pra uma galera, juntar gente pra dividir um momento legal numa cidade árida de eventos culturais. Mas logo os primeiros tripulantes da nave Mate Com Angu começaram a perceber que fazer cineclube era um pouco mais que isso: era também uma possibilidade de dizer coisas ao mundo. Era também um veículo de expressão.

Nas escolhas dos temas das sessões e dos filmes que as comporiam, já se enunciava aí um foco, um recorte, uma composição. A cada tema, logo era imaginado um nome de impacto, algo como dar nome a um filme. Escolher a ordem dos curtas da sessão começou a parecer estruturar um roteiro, uma história. E no dia da exibição, o nervosismo é tanto que parece que aqueles curtas que compõe a sessão são na verdade uma obra só, uma história que você quer contar pra seu público. É um tipo fazer cinema de pobre. Produzir um filme dá trabalho e custa algum dindin... A sessão se torna então uma válvula de escape para o desejo de contar histórias.

Pensar a sessão do mês detona um processo de pensar o mundo; falar sobre o funk, por exemplo, te faz ver o funk, assim como falar sobre o amor te faz mais vulnerável ao cupido. Pensar a sessão é sempre uma aventura, um risco, um processo rico de amadurecimento e constante toque nas coisas que instigam a coletividade, a cidade e o mundo. Fazer o Mate dá uma gostosa sensação de auto-formação e de estar contribuindo com a ciranda da vida.

Mas como guardar as histórias? Como revisitar o filme que foi a sessão passada? O programa é o registro da noite. Além da lista de filmes com suas respectivas fichas técnicas, o programa tem espaço para a arte e para um texto. Que melhor imagem representa a ideia da próxima sessão? O que escrever sobre o assunto? E assim são bombeadas mais veias de expressão, pulsando resultados a cada mês. A cada mês um batimento, um desenho, uma narrativa jogada ao mundo. Amarrotado no fundo do bolso da calça jeans ou guardados nos arquivos sagrados da Cinemateca brasileira, os programas do Mate navegam por aí livres, levando pistas para esse mundão de meu Deus, das noites mágicas que ocorrem em Duque de Caxias.

Nas suas mãos agora estão todos os programas produzidos pelo Mate Com Angu. Algo mágico... Produzidos colaborativamente, através de muita porradaria interna e de muitos encontros ricos, cada programa é um plano de cinema, pensado, refletido e iluminado pra ser o melhor possível. Ver todos juntos assim é como se tivéssemos montando nosso primeiro longa-metragem, algo épico feito de olhar e xerox pb. Boa sessão.

10 Anos de Mate com Angu
Quando? 12 a 30 de setembro, das 10h às 18h
Onde? SESC Duque de Caxias
Rua General Argolo, 47 - Duque de Caxias
Quanto? Evento Gratuíto

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!