Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Uma História Oficial

Publicado por: Daniel Pochintesta
quinta-feira, 7 de março de 2013
Uma História Oficial é o espetáculo de estreia da Cortejo Cia. de Teatro, companhia mineiro-fluminense, criada em 2010, que reúne profissionais de Três Rios/RJ e Juiz de Fora/MG. Encabeçada pelo diretor Rodrigo Portella, a Cia. viabilizou a montagem de seu projeto inicial através da aprovação nos editais de Montagem de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Lei Murilo Mendes de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

O mergulho no Realismo Fantástico marca a fase inicial de pesquisa da Cortejo Cia. de Teatro. O trabalho autoral e o interesse por um teatro mais político são a tônica dessa nova companhia que vem conquistando público e crítica por onde se apresenta.

O espetáculo é motivado pelas reflexões sobre os autoritarismos espalhados pelo mundo, inspirados pela prosa de Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, e pelas premissas de Eduardo Galeano sobre a
fictícia história oficial da América Latina. A esse respeito o diretor Rodrigo Portella conta: "Partimos da nossa pequena cidade, ou seja, de uma micro organização social para falar sobre questões universais: poder, corrupção, intolerância, utopias. Primeiro nos debruçamos sobre a nossa História Oficial, aquela registrada nos livros, e que nos é ensinada quando crianças nas escolas. Aquelas que elevam a heróis um pequeno grupo de aristocratas ou militares interessados em entrar pra História. Aquelas que aprendemos a repetir como verdade inquestionável e que nos enche de orgulho por parecer inédito, grandioso um ato de coragem ou salvação. Em seguida, partimos na busca por histórias perdidas, contadas por anônimos que as ouviram dizer. Aquelas que narram os atos de excessos, sussurrados ao pé do ouvido ou gritados por opositores. História de homens e mulheres que apenas vivem a vida, distantes da praça central: invisíveis, amorais, marginais, sem qualquer compromisso em fazer História".

A trama de Uma História Oficial tem início quando uma menina é vendida pela mãe – que eternamente grávida, vende seus filhos para sobreviver –, para um vendedor de bíblias, que descobre na capacidade dela em provocar orgasmos titânicos, uma lucrativa fonte de renda. A jovem se apaixona pelo escravo do comerciante que, uma vez em liberdade, se dispõe, ao lado dela, a mudar a história daquele povoado.

Confira abaixo o trailer da peça:


Uma História Oficial
Quando? 12 de março a 24 de abril, terças e quartas às 20h30
Onde? Teatro Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema
Quanto? R$ 30,00 (inteira)

Mais informações: (21) 2332-2042

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!