Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Dia Nacional do Choro 2013

Publicado por: Carioca Cult
domingo, 21 de abril de 2013


Além do feriado de São Jorge, na terça-feira, 23 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Choro. Neste ano, para comemorar em grande estilo, o maior conjunto de choro do país, o Época de Ouro, fundado em 1964 por Jacob do Bandolim, sobe ao palco às 11hs e, sem seguida, a cidade do Rio de Janeiro ganha a Orquestra Carioca de Choro (OCC), que realizará o seu primeiro concerto às 13:30h. As apresentações serão gratuítas, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.

O Dia Nacional do Choro foi instituído em 2000, em homenagem ao aniversário de Pixinguinha. Compositor, instrumentista, maestro e considerado um dos maiores gênios da música brasileira, Pixinguinha deixou joias musicais como Carinhoso, Vou Vivendo, Lamentos, Rosa, Um a Zero, entre outras, que farão parte do repertório que incluirá Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, além de compositores contemporâneos no gênero como Paulinho da Viola e de alguns integrantes da nova Orquestra de Choro.

A Orquestra Carioca de Choro (OCC)

A Orquestra reúne alguns expoentes da música instrumental brasileira. A base é formada por Jorge Simas (violão de 7 cordas), Tiago Machado (violão), Alceu Maia (cavaquinho), Diego Zangado (bateria) e Zé Luiz Maia (contrabaixo). E os solistas são Dirceu Leite (sopros), Kiko Horta (acordeon), Marlon Sette (trombone) e Afonso Machado (bandolim, arranjos e direção musical). A orquestra atende a uma demanda histórica nos quase 100 anos do Choro e muito nos anos 90, com a criação da Orquestra Pixinguinha, não foi criado um grupo com esse tipo de formação: veio preencher uma lacuna na forma de interpretar o choro. O virtuosismo dos instrumentistas, bem como a capacidade de improvisação dos executantes, é a característica frequentemente apreciada no Choro.

O Conjunto Época de Ouro

Conjunto Época de Ouro
O Conjunto participou de diversos espetáculos e gravou vários discos, entre eles Vibrações, premiado com o melhor disco instrumental de 1967. Com o falecimento de Jacob do Bandolim, em 13 de agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e desde esta data até 1972 o conjunto não se apresentou. O Época de Ouro retomou suas atividades em 1973 a convite de Paulinho da Viola para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa. A partir daí não parou. Até os dias atuais, o Época, seus componentes junto com Jacob do Bandolim, chegam a marca de mais de 40 discos gravados. Gravou com Paulinho da Viola, Cristóvăo Bastos, Maestro Severino Araújo, Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins, João Bosco, Matinho da Vila, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Ney Mato Grosso, Mosca, Arlindo Cruz e Sombrinha, entre outros.

Dia Nacional do Choro
Quando? 23 de abril de 2013, a partir das 11hs
Onde? Parque Garota de Ipanema - Arpoador
Quanto? Entrada franca

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!