Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

São Jorge, a História

Publicado por: Carioca Cult
domingo, 21 de abril de 2013


De acordo com as lendas, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região que atualmente faz parte da República da Turquia. Quando criança, mudou-se com a sua mãe para a Palestina após a morte de seu pai em combate.

Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, sendo logo promovido a capitão do exército romano devido à sua dedicação e habilidade, chegando a receber do Imperador Diocleciano o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. Pouco tempo depois neste mesmo período, sua mãe veio a falecer e Jorge, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi para a corte do Imperador.

No ano de 302 DC, Diocleciano publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos mas, como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos.

Após cada tortura, Jorge era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. No entanto ele reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

São Jorge é atualmente o santo padroeiro de diversos países: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro e Etiópia, além das cidades de Londres, Génova e Moscou, e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro, devido ao grande número de devotos (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

O Dia de São Jorge é celebrado no dia 23 de abril, pois é a data tradicionalmente aceita do falecimento de São Jorge.

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!