Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

A Dimensão da Poesia

Publicado por: Carioca Cult
quinta-feira, 24 de julho de 2014

Nos dias 29 e 30 de julho, às 20 horas, o poeta Antonio Cicero comanda no Teatro Poeira um bate-papo com aqueles que já que amam a poesia e aqueles que pretendem saber o que é que a faz ser amada por aqueles que já a amam.

“A poesia escrita é capaz de transportar o leitor para uma dimensão do ser inteiramente diferente da dimensão cotidiana – pragmática, utilitária, instrumental – em que todo o mundo passa a maior parte da vida. Trata-se da dimensão poética do ser. Para que a poesia escrita seja capaz disso, entretanto, cada poema deve ser lido comme il faut. Não se lê um poema como se lê um artigo de jornal, um e-mail, uma postagem do Facebook. Para fruir-se plenamente um poema, deve-se mergulhar nele, e isso exige tempo. Ora, como tal dispêndio gratuito de tempo entra em choque com as exigências da dimensão instrumental da vida contemporânea, muitos afirmam que a poesia tornou-se obsoleta em nosso mundo. Penso que, ao contrário, o valor da poesia é ainda hoje imenso exatamente porque, ao provisoriamente preterir a dimensão instrumental em proveito da dimensão poética do ser, ela enriquece imensamente a vida humana. Nos encontros no Teatro Poeira pretendo convidar os ouvintes a ler, comentar e mergulhar comigo em alguns grandes poemas, de modo que, através deles, alcancemos a dimensão poética do ser”, comenta Antonio Cicero, que diz esperar encontrar “por um lado, aqueles que já que amam a poesia; por outro lado, aqueles que pretendem saber o que é que a faz ser amada por aqueles que já a amam”.

A Dimensão da Poesia integra a programação 2014 do projeto Teatro e Pensamento, uma realização do Teatro Poeira com curadoria de Aderbal Freire Filho, patrocínio da Petrobras, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


A Dimensão da Poesia, com o poeta Antonio Cicero
Quando? 29 e 30 de julho, às 20h
Onde? Teatro Poeira
Rua São João Batista, 104 - Botafogo
Quanto? Entrada Gratuita (distribuição de senhas 2 horas antes)

Mais informações: (21) 2537-8053

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!