Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Efígie

Publicado por: Carioca Cult
terça-feira, 16 de dezembro de 2014


Para discutir as preocupações estéticas e os diálogos propostos com o tema Efígie, a Galeria do Ateliê inaugura dia 19 de dezembro, às 19h a mostra coletiva Efígie, com a participação de vinte e um fotógrafos contemporâneos mais importantes da atualidade que, ora se aproximam, ora se afastam desse conceito de representação, trazendo frescor e abrindo vias para análises poéticas distintas.

Segundo Marco Antonio Portela, "temos, então, nesse espectro diverso, propositores de imagens procurando, cada um a sua forma, pensar como transfigurar aquilo que nos é mais próximo: nossa própria simulação imagética. Partindo do pressuposto que sempre nos reconhecemos representados em toda e qualquer imagem humana, o autorretrato tornaria -se dispensável. No entanto, ele está cada vez mais presente, e fica difícil imaginar sua ausência em tempos de tantos selfies".

Lembrando que esta galeria está inscrita dentro de uma escola de imagem, não tememos correr o risco que assinalava Platão sobre jovens miradas: "quem é novo não é capaz de distinguir o que é alegórico do que não é". Vamos procurar nos ver além do retrato, além do que somos, vamos nos perpetuar como uma efígie.

Foto ©Daniela DaCorso

Foto do topo ©Fabio Seixo
Efígie
Coletiva dos fotógrafos: Ana Stewart, Arlete Soares, Bruno Veiga, Celina Portella, Daniela DaCorso, Edu Monteiro, Edu Simões, Fabian, Fabio Carvalho, Fabio Seixo, Frederico Dalton, Ismar Ingber, Joaquim Paiva, José Caldas, Kitty Paranaguá, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Piti Tomé, Renan Cepeda, Rogério Reis e Vicente de Mello.
Quando? Abertura dia 19 de dezembro às 19h
Visitação até o dia 28 de fevereiro de 2015
Horários: Segunda a sexta das 10h às 21h / Sábados das 10h às 17h
Onde? Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453 - Urca
Quanto? Entrada franca

Mais informações: (21) 2541-3314
www.ateliedaimagem.com.br

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!