Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Blocos de Rua - Carnaval Rio 2015

Publicado por: Carioca Cult
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A partir deste sábado, dia 17 de janeiro, a Cidade Maravilhosa abre alas, ruas, praças e avenidas para a passagem de milhões de foliões. A terça-feira de carnaval é só no dia 17 de fevereiro, mas os blocos antecipam oficialmente a folia em um mês e a esticam por quatro dias mais, já que o último desfile será no domingo, 22 de fevereiro, após a Quarta-Feira de Cinzas.

Ao todo, são 456 blocos e 587 desfiles em toda a cidade. A Zona Sul concentra a maior parte deles – 141 blocos. Outros 94 desfilam pelo Centro, 78 na Zona Norte, 58 na Tijuca, 36 na Barra/Jacarepaguá, 27 na Ilha do Governador e 22 na Zona Oeste.

Cordão da Bola Preta
O primeiro desfile oficial dos blocos de rua acontece no Centro. Eles que Digam abre a festa neste sábado, 17 de janeiro, na Travessa São Diego, a partir das 16h. É também no Centro que circulam os três maiores blocos: o Bloco da Preta, que desfila no dia 8 de fevereiro, a partir das 11h pela Av. Presidente Vargas; o Cordão da Bola Preta, que sai no dia 14 de fevereiro às 9h30 na Av. Presidente Antônio Carlos; e o Monobloco, que arrasta a multidão a partir das 9h do último domingo de folia, 22 de fevereiro, também na Presidente Vargas.

A Banda de Ipanema, um dos mais populosos da Zona SUl, tem três datas de folia: 31 de janeiro, 14 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 17h30, com concentração na Praça General Osório. Da mesma praça sai o também gigante Simpatia é Quase Amor, nos dias 7 e 15 de fevereiro, a partir das 16h. Com menos carnavais em suas histórias, mas também com multidão de público, circulam pelo Aterro do Flamengo, a partir das 15h, o Sargento Pimenta, que toca só Beatles, no dia 16 de fevereiro, e a Orquestra Voadora, só de sopros, no dia 17.

Na Zona Norte, um dos maiores blocos que tradicionalmente desfilam é a Banda de Madureira, que vai fazer a festa no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h, com concentração na Rua Carvalho de Souza. Outro bloco que arrasta multidão também em Madureira, bairro berço da Portela e da Império Serrano, é o Mulheres de Zeca, que fará a festa também no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h, dentro do Parque de Madureira.

Sargento Pimenta
A Banda da Barra desfila no dia 8 de fevereiro, a partir das 15h, na orla da praia da Barra da Tijuca pela Avenida Lúcio Costa, com concentração em frente ao bondinho da Banda da Barra. Já na região de Jacarepaguá, um dos blocos com maior expectativa de público é a Banda do Pechincha, que se concentrará a partir das 18h do dia 7 de fevereiro no Largo do Pechincha.

Nomes irreverentes marcam alguns dos blocos que desfilam na Zona Oeste. Tem, por exemplo, o Virilha de Minhoca, que terá quatro dias consecutivos de folia: 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 19h, com concentração na Rua Fonseca, em Bangu. Perereca Vadia sai às 17h do dia 16 de fevereiro a partirda Praça Nossa Senhora, em Campo Grande. Tem ainda o Meia Dúzia de Gatos Pingados, com público estimado em mil pessoas, que sai às 19h do dia 13 de fevereiro pelo calçadão da Cônego Vasconcelos, em Bangu.

Os tijucanos também têm tradição de décadas no carnaval de rua do Rio. A Banda Haddock, por exemplo, faz a festa na região há mais de 30 anos. Este ano ela desfila no dia 7 de fevereiro, a partir das 18h, com concentração na Rua Afonso Pena. A irreverência também faz parte do nome de alguns blocos por lá, como o Butano na Bureta, que sai no Maracanã, também no dia 7 de fevereiro, a partir das 13h. Tem ainda o Já Comi Pior Pagando, no mesmo dia, a partir das 16h, na Rua Leite de Abreu.

Mais de dez mil pessoas são esperadas no bloco Ilha Encosta que Ele Cresce, um dos maiores do bairro da Ilha do Governador, que desfila no dia 7 de fevereiro pelo Jardim Guanabara, com concentração ao meio dia na Praça Jerusalém. No mesmo dia, Os Monarcas fará a festa na Ribeira, a partir das 17h. Em 15 de fevereiro será a Vermelho e Branco da Colônia Z 10 a arrastar mais de dez mil pessoas pela Cacuia a partir das 11h na Praça São Pedro.




O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!