Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto

Publicado por: Carioca Cult
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015


Os amantes de arte moderna não poderão perder a mostra itinerante Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto, que desembarca no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ), no dia 28 de janeiro de 2015. A mostra poderá ser visitada até 30 de março, de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h, com entrada franca.

Com curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, o projeto tem objetivo de apresentar ao público brasileiro os principais trabalhos e influências do russo Wassily Kandinsky (1866-1944).

Pela primeira vez na América Latina, uma mostra reúne centenas de obras e objetos do pintor, trazidos diretamente do acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo e de coleções particulares da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.

Alguns destaques são peças de arte do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos, que revelam um Kandinsky pouco conhecido no mundo ocidental.

Considerado um dos precursores da arte abstrata russa, Kandinsky fundou, ao lado Franz Marc e outros artistas modernistas, o grupo vanguardista Der Blauer Reiter (O cavaleiro azul), em Munique, na Alemanha.

A maioria de suas 159 pinturas em óleo sobre tela e 300 aquarelas, feitas entre 1926 e 1933, desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque os nazistas consideravam o modernismo como um movimento de "arte degenerada".

Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto
Quando? 28 de janeiro a 30 de março, das 9h às 21h
Onde? Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Quanto? Entrada franca

Mais informações: (21) 3808-2020 / ccbbrio@bb.com.br

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!