Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

3º Lavradio Jazz Fest

Publicado por: Carioca Cult
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Com atrações musicais influenciadas pelo estilo Dixieland, o jazz do início do sec. XX, o Lavradio Jazz Fest é um presente para o carioca que procura durante o carnaval atrações diferentes dos tradicionais blocos de rua. Nos quatro dias de festa a Rua do Lavradio recebe uma programação de jazz em frente ao restaurante Santo Scenarium.

Confira a seguir a programação e aproveite para fugir um pouco da folia durante o carnaval:

Dia 14 às 14h

Quinteto Radio Swing

O cantor, guitarrista e arranjador norte-americano Mark Lambert lidera seu quinteto formado pelos maiores instrumentistas brasileiros. O grupo toca Jump Swing, fusão entre Jazz e Rhythm & Blues popularizado nos anos após a Segunda Guerra Mundial por Louis Jordan, Ray Charles e Louis Prima. O gênero junta a espontaneidade do Jazz improvisado com os ritmos dançantes de R&B com sucessos como "Let the Good Times Roll" (Ray Charles), "Caldonia" (Louis Jordan) e "Jump, Jive an' Wail" (Louis Prima). Além disso, Mark Lambert & Quinteto Radio Swing toca as melhores músicas dançantes do R&B e Soul americano.

Dia 14 às 16h

Roda Romani Trio

O grupo tem uma formação e um repertório incomum no cenário carioca. Eles tocam a vertente do jazz criada na França pelo guitarrista cigano Django Reinhardt e seu parceiro, o violinista francês Stephano Grapelli. O jazz manouche, ou o jazz cigano, como é conhecido, é ritmicamente rico e animado e bebeu na fonte do jazz de New Orleans. As interpretações são intensas e o repertório é cuidadosamente lapidado. Temas como Minor Swing, Basin Street Blues, Djangology, Sweet Georgia Brown e Nuages não podem faltar no repertório.

Dia 15 às 14h

São Jorge Brass Band

O São Jorge Brass Band é o primeiro e o único bloco de jazz do carnaval carioca! O grupo traz a tradição do carnaval de rua de New Orleans para o Rio de Janeiro. No Rio, durante o carnaval, as ruas estão tomadas pelos blocos; em New Orleans são os Brass Bands de metais e percussão que fazem a trilha sonora do Carnival, o Mardi Gras. Inspirado por essa tradição de jazz animado, dançante e suingado, o líder da banda, o trompetista inglês Tom Ashe resolveu levar esse clima para a Rua do Lavradio. O show apresenta os grandes sucessos do jazz de New Orleans, incluindo também o Ragtime e o Charleston.

Dia 15 às 16h

All That Jazz Band

Especializada no Hot Jazz, o estilo vibrante de New Orleans, foi criada em 1990 com o apoio do escritor e baterista amador Fernando Sabino. O conhecido escritor era um aficcionado pelo jazz tradicional de New Orleans e participava constantemente nas canjas da bateria durante os shows da banda. O grupo é formado por: Jesrael Silva, trompete, Charles Kocerginskis, clarinete, Libni Pimentel, trombone, Dom Clerito acordeon, Wagner Viana, baixo acústico, Adilson Werneck, bateria, Paul Campbell, banjo e voz em participação especial. A banda irá apresentar o show MAMBO QUE VAMOS - CARNAVAL LATINO. No repertório estão, entre outras: La Cucaracha, Syboney, Tequila, Cielito Lindo, Frenesi, Perdido, etc.

Dia 16 às 14h

Alma Thomas & Perdido Band
"Louis Armstrong Tribute"

A cantora norte americana está em cartaz com um belo tributo à Ella Fitzgerald. Como a diva já gravou três álbuns com Louis, Alma não teve como ignorá-lo e acabou se envolvendo também com a musicalidade de Satchmo. O trompetista, cantor e band leader mudou o curso da história do jazz e é considerado por muitos críticos um dos mais importantes jazzmen da história. No repertório Cheek to Cheek, Autumn in New York, A Fine Romance, Don't Be That Way, Let's Call the Whole Thing Off.

Dia 16 às 16h

Monte Alegre Hot Jazz Band

A Monte Alegre Hot Jazz Band é um grupo de Traditional Jazz criado no Rio de Janeiro em 2009. Popularmente conhecido como Dixieland, esse estilo norte americano tem suas raízes diretamente ligadas ao Blues e ao Ragtime. Seu repertório é formado por arranjos de temas famosos compostos durante as primeiras décadas do século 20, como Royal Garden Blues, That's a plenty e Bourbon street parade, somados a eternos clássicos como When the Saints go marching in e Hello Dolly. Sua formação acústica típica de uma banda de rua de New Orleans traz ao grupo uma sonoridade característica do gênero. Desde sua formação a Monte Alegre Hot Jazz Band já se apresentou em diversos espaços públicos como praças, ruas e feiras de antiguidades, grandes eventos como Rock in Rio e nos principais festivais de jazz do Brasil como Rio das Ostras Jazz e Blues, Bourbon Street, Leblon Jazz e Lavradio Jazz. Seus integrantes de diversos países (Brasil, Chile, Estados Unidos e Inglaterra) participam ativamente da cena musical contemporânea carioca.

Dia 17 às 14h

Orleans Original Jazz Band

O sexteto foi idealizado em 2010 pelo produtor musical Thiago Espósito para trazer o jazz de New Orleans para o público do Rio de Janeiro, que aos poucos via a cena do jazz crescer na cidade mas não tinha acesso ao subgênero mais divertido do jazz, o Dixieland. O jazz é muitas vezes conhecido como um estilo difícil e que necessita de um certo background cultural para ser compreendido. Tocando clássicos do jazz de New Orleans como When The Saints Go Marching In, You Are My Sunshine, Hello Dolly e Sweet Georgia Brown, os músicos experientes e versáteis criam um ambiente sonoro de inventividade musical que faz com que cada apresentação da Orleans Original Jazz Band seja única. Altair Martins (trompete), Pedro Aune (contrabaixo e tuba), Fritz Meier (trombone), Gallus Bachmann (clarinete), Pedro Araujo (banjo) e Rodrigo Serra (percussão e washboard) costumam contar com presenças de canjas no clima informal do Quartier Française da cidade norte americana berço do jazz, New Orleans.

Dia 17 às 16h

All That Jazz Band

Especializada no Hot Jazz, o estilo vibrante de New Orleans, foi criada em 1990 com o apoio do escritor e baterista amador Fernando Sabino. O conhecido escritor era um aficcionado pelo Jazz Tradicional de New Orleans e participava constantemente nas canjas da bateria durante os shows da banda. O grupo é formado por: Jesrael Silva, trompete, Charles Kocerginskis, clarinete, Libni Pimentel, trombone, Dom Clerito acordeon , Wagner Viana, baixo acústico, Adilson Werneck, bateria, Paul Campbell, banjo e voz em participação especial. A banda irá apresentar o show CARNAVAL AO REDOR DO MUNDO. No repertório estão, entre outras: Can Can, Funiculi, Funicula, Polca do Barrilde Chopp, Uma casa Portuguesa, Hava Naguila, Never on Sunday, etc.


3º Lavradio Jazz Fest
Quando? 14 a 17 de fevereiro, das 14h às 18h
Onde? Em frente ao restaurante Santo Scenarium
Rua do Lavradio, 36 - Centro
Quanto? Evento gratuito

Mais informações: (21) 3147-9007


O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!