Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Próxima Parada

Publicado por: Carioca Cult
quarta-feira, 15 de abril de 2015

Espetáculo é inspirado em textos e biografias dos dramaturgos José Vicente e Antonio Bivar



Dois autores de destaque nos anos 70. Jovens autores premiados que deixaram voluntariamente o país durante a ditadura militar e que foram representantes do movimento da contracultura. Esse é o ponto de partida da peça Próxima Parada, que terá no Teatro Galpão Gamboa, nos dias 18 e 19 de abril.

Fruto de uma pesquisa em torno de textos teatrais, biografias e outras obras dos dramaturgos José Vicente (1945-2007) e Antonio Bivar, a montagem tem direção de Cesar Augusto, integrante da Cia dos Atores.

No ano em que o Brasil comemora 30 anos do fim do regime militar, o ineditismo do projeto Próxima Parada vem do foco no percurso de ambos os autores e de personagens de suas obras, entrelaçando histórias reais e ficcionais, dados históricos e políticos, e depoimentos recolhidos através das cartas que José Vicente e Antonio Bivar trocaram ao longo de anos de amizade e de viagens feitas pela Europa e América Latina, atingindo a dramaturgia, a interpretação, a cenografia e demais elementos cênicos.

O projeto Próxima Parada nasceu em 2013, durante ateliê realizado no Centro Cultural Calouste Goulbenkian, ministrado por Cesar Augusto e Marcelo Valle, ambos membros fundadores da Cia dos Atores. Em seguida, durante oficina no Teatro Ipanema, foram pesquisadas as obras Hoje é dia de rock, de José Vicente, que teve montagem histórica neste mesmo teatro, e Verdes vales do fim do mundo, de Bivar. E, por fim, no Espaço SESC, teve continuidade a pesquisa por técnicas e experimentos voltados para o desenvolvimento do trabalho autoral dos atores. A peça teve sua estreia em janeiro deste ano, no Espaço Sesc.

A peça integra a programação do Gamboavista. Com curadoria do ator e diretor Cesar Augusto e direção artística de Marco Nanini e Fernando Libonati, a 4ª edição do projeto vai até o dia 10 de maio e conta com espetáculos teatrais (adultos e infantis) e shows.

Ficha técnica:

A partir dos textos e biografias de Antonio Bivar e José Vicente.
Com a colaboração e atuação de: André Rosa, Breno Motta, Dani Cavanellas, Danilo Rosa, Felipe Frazão, Flavia Coutinho, Haroldo Costa Ferrari, Rômulo Chindelar, Sarah Lessa e Victor Albuquerque
Direção: Cesar Augusto
Assistência de direção: Priscila Vidca
Figurino: Antonio Guedes
Trilha sonora: Rodrigo Marçal
Produção: Carol Kern
Realização: Treco Produções


Próxima Parada
Quando? 18 e 19 de abril
sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Onde? Galpão Gamboa - Teatro
Rua da Gamboa, 279 - Centro
Quanto? R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Classificação: 16 anos
Capacidade: 80 lugares
Duração: 70 minutos

Mais informações: (21) 2516-5929

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!