Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Amor em Paz

Publicado por: Carioca Cult
segunda-feira, 18 de maio de 2015

Daniel Guedes e Mario Ulloa lançam seu segundo CD no Museu Villa-Lobos.




No próximo dia 21, quinta-feira, às 19h, dois exímios virtuoses farão uma apresentação especial no Museu Villa-Lobos, com entrada gratuita. O violinista carioca Daniel Guedes e o violonista costarriquenho Mario Ulloa vão lançar o CD Amor em Paz (Rob Digital), um disco de câmara no que a música de câmara tem de mais essencial: afinidade, equilíbrio, solidariedade, diálogo. Violão e violino brilhantes, mas tantas vezes soando como um só instrumento. Antes da apresentação, no mesmo local, às 18:00, haverá também o lançamento do site do compositor Nelson Macêdo, padrinho do duo e cuja obra para violino e para violão foi gravada por ambos.

Das rodas de choro do Rio de Janeiro às tavernas ciganas da Hungria e Transilvânia, passando por composições inéditas, clássicos da MPB e até uma da Chiquinha Gonzaga mexicana, são quase 150 anos de música em 12 faixas que serão magistralmente apresentadas neste concerto único.

Como duo, Mario Ulloa e Daniel Guedes amadureceram, e gravam este segundo CD ampliando a escolha de repertório e viajando um pouco mais no espaço e no tempo. Abrem com um ícone, Noites Cariocas de Jacob do Bandolim, e fecham com outro, Czardas do napolitano Vittorio Monti. No meio, uma festa refinada para os ouvidos: Johnny Alf, Noel Rosa, duas vezes Tom & Vinicius, duas inéditas do Mario Ulloa, e um hit de Maria Grever, a primeira mulher do México a fazer sucesso como compositora. O tema de John Williams para A Lista de Schindler do Spielberg ganha recriação camerística (onde o violão mostra sua vocação orquestral), e faz a ponte para a Europa de Brahms, Monti e do repertório cigano (onde o violino mostra sua vocação virtuosística).

O duo foi formado como fruto do feliz encontro entre Mario Ulloa e Daniel Guedes no Festival de Música de Santa Catarina, em 2009, onde ambos eram professores. Desde então se sucederam convites para várias apresentações pelo Brasil, e o repertório foi sendo criado, em parceria, seja nos arranjos de Ulloa, nas transcrições propostas por Guedes, ou na livre criação entre ambos sobre músicas do repertório. O duo é, nessa formação, pioneiro no tratamento de músicas populares brasileiras com alto grau de elaboração, aliado ao toque improvisatório característico da música popular.

O primeiro CD, lançado em 2011 também pela gravadora Rob Digital, reúne peças de compositores brasileiros de destaque como Chico Buarque, Edu Lobo, Guinga, Tom Jobim, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Cartola, Lamartine Babo e Pixinguinha.


Lançamento do CD Amor em Paz, de Daniel Guedes e Mario Ulloa
Quando? Quinta, 21 de maio às 19h
Onde? Museu Villa-Lobos
Rua Sorocaba, 200 – Botafogo
Quanto? Entrada gratuita.

Classificação livre
Capacidade: 170 lugares
Mais informações: (21) 2226-9020


O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!