Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Festival O Boticário na Dança oferece workshops gratuitos

Publicado por: Carioca Cult
sábado, 2 de maio de 2015

3ª edição do evento conta com oficinas de bailarinos nacionais e internacionais




Estudantes de dança e bailarinos profissionais terão a oportunidade de aprender novas técnicas, estilos e participar de um intercâmbio de conhecimento cultural com grandes nomes da dança internacional e nacional, através dos workshops da 3ª edição do Festival O Boticário na Dança. Entre os dias 6 e 11 de maio, no Teatro Cacilda Becker, o grupo Michael Clark Company (Inglaterra), o bailarino Bobote, especialista em flamenco e parceiro de Israel Galván (Espanha), Híbrida Cia de Dança (Brasil), o artista Antonio Nóbrega (Brasil) e o Balé da Cidade de São Paulo (Brasil) realizarão oficinas gratuitas.

As atividades integram a programação do evento, que terá apresentações de 7 a 10 maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Devido à grande procura nos anos anteriores, nesta edição as aulas ocorrerão em teatros - ampliando o número de participantes e ouvintes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail workshopfestivaloboticario@gmail.com.

Michael Clark Company. Foto: Divulgação
O workshop da Companhia Michael Clark vai oferecer aos bailarinos a oportunidade de experimentar uma aula de nível profissional e conhecer aspectos técnicos exigidos pelas coreografias de Michael Clark. A aula inclui alguns elementos de repertório da Cia, especialmente animal/ vegetable / mineral e come, been and gone, espetáculos que serão pela primeira vez no Brasil no Festival O Boticário na Dança. Este workshop destina-se a jovens bailarinos profissionais ou aqueles em formação com forte técnica clássica e/ou contemporânea. A aula será ministrada por Julie Cunningham, que já dançou no Ballett Theater der Stadt Koblenz, na Alemanha, como artista convidada, e na Merce Cunningham Dance Company, em Nova York, onde permaneceu por seis anos. Julie entrou na Cia de Michael Clark em 2012, integrando suas criações de repertório, além de realizar workshops variados durante as turnês da companhia britânica.

A Híbrida Cia de Dança, companhia carioca apoiada pelo programa O Boticário na Dança, realizará um dos workshops, ministrado pelo diretor e coreógrafo Renato Cruz. Utilizando como base a movimentação presente nas Danças Urbanas, a Cia vai propor nesta oficina um diálogo entre técnica e seus métodos de pesquisa e composição para a cena, no incentivo aos processos de criação autorais. Sequências técnicas se misturam a jogos de grupo e de composição, durante a investigação do movimento. Misturando danças urbanas e dança contemporânea na criação de obras originais, Renato Cruz já recebeu diversos prêmios, tendo dançado suas obras por todo o Brasil e no exterior.

José Jiménez Santiago "Bobote". Foto: Divulgação
Tradicional parceiro do espanhol Israel Galván, que abre o Festival com Torobaka, ao lado de Akram Khan, o bailarino José Jiménez Santiago "Bobote" realizará workshop de Flamenco. Durante a atividade, os participantes terão a introdução do ritmo de bulerías por meio das palmas e participarão da montagem de uma pequena coreografia. José Jiménez Santiago "Bobote" atualmente é um dos mais requisitados palmeros (batedores de palmas rítmicas) da cena do flamenco e é considerado um mago do compás (ritmo flamenco). Ele alterna acompanhar Israel Galván em teatros e festivais de dança em todo o mundo e o ensino de compás em workshops em Las Tres Mil, sua região vizinha a Sevilla, onde criou uma banda com o mesmo nome e uma escola de percussão.

Introdução à prática de uma dança brasileira resultante do encontro criativo entre as matrizes corporais presentes nas manifestações populares brasileiras e o universo técnico e de procedimentos da tradição ocidental de dança serão os temas abordados no workshop de Antonio Nóbrega. O encontro será tanto teórico como prático e terá duas horas de duração. Além de bailarino e coreógrafo, o artista pernambucano canta, compõe e atua, já tendo recebido inúmeros prêmios, como o Shell de teatro, o Tim de música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, entre outros.

Kênia Genaro, do Balé da Cidade de São Paulo, realizará uma aula de dança contemporânea: aquecimento das articulações; quedas e suspensões, dinâmicas e textura dos movimentos, seguido de algumas células coreográficas tiradas de obras que foram apresentadas pelo BCSP entre 2014 e 2015. Kênia integra a Cia desde 2000, onde dançou nas obras de coreógrafos como Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, Alselmo Zolla, Débora Colker, Gagik Ismailian, Sandro Borelli, Rami Levi, Jorge Garcia, Mauro Bigonzetti, Angelin Preljocaj, Suzana Yamauchi, João Maurício, Oscar Araiz, Mário Nascimento, Ohad Naharim, Germaine Acogny, Itzik Galili, Cayetano Soto e Luiz Fernando Bongiovanni. Em 2010 foi convidada pela Direção Artística do BCSP a colaborar como assistente de coreografia, professora e ensaiadora, responsabilidades que mantém até os dias de hoje.

Programação:

Quarta, 6 de Maio, às 15h
Michael Clark Company
Workshop - Dança contemporânea

Quarta, 6 de Maio, às 17h
Híbrida Cia. de Dança
Workshop - Dança Urbana

Quinta, 7 de Maio, às 15h
Bobote
Workshop - Flamenco

Segunda, 11 de Maio, às 11h
Antonio Nóbrega
Workshop - Dança contemporânea

Segunda, 11 de Maio, às 14h
Balé da Cidade de São Paulo
Workshop - Dança contemporânea


Workshops Gratuitos do Festival O Boticário na Dança
Quando? 6, 7 e 11 de maio de 2015
Onde? Theatro Calcida Becker
Rua do Catete, 338 - Largo do Machado
Quanto? Gratuito

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!