Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Força na Peruca

Publicado por: Carioca Cult
terça-feira, 2 de junho de 2015

Exposição Força na Peruca conta a história do acessório em vários períodos e épocas com trabalhos de 11 artistas brasileiros




A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 3 de junho a 26 de julho, a exposição Força na Peruca, com curadoria de Mauro Trindade e Christina Martins, e realizada em parceria com a Fundação Laço Rosa, que apoia mulheres vítimas de câncer. A mostra apresenta obras de onze artistas especialmente criadas em torno dos temas cabelos e perucas. São pinturas, instalações, esculturas e diversos tipos de expressões artísticas inspirados nesse acessório.

A exposição será composta de uma linha do tempo representando épocas e comportamentos com trabalhos de Alfa Siqueira (estilista), Anna Bella Geiger (artista plástica), Batman Zavareze (artista multimídia), Bruno Veiga (fotógrafo), Cabelo (artista visual); Denise Araripe (pintora); Denise Moraes (cineasta); Gabriela Gusmão (artista visual); Guilherme Secchin (pintor); Jefferson Svoboda (pintor) e Toz (grafiteiro).

Os acessórios foram cedidos por produções teatrais e profissionais da confecção. Entre os itens, serão exibidas perucas dos reis da França pré-revolução, itens da Corte Brasileira, e dos movimentos black power e hippie, entre outras. Durante a abertura da mostra, na terça-feira (2), a partir das 18h, será realizada uma visita guiada para convidados com o curador Mauro Trindade.

Tradicional acessório da moda, objeto integrante de rituais religiosos, símbolo de poder para reis e juízes, a peruca ganhou um novo e importante papel social desde que o combate ao câncer incluiu a quimioterapia – que faz, na maioria das vezes, com que o paciente perca o cabelo. "Resgatando a autoestima de muitos pacientes, a peruca ganha novo significado, uma nova dimensão humanitária, dentro de um espírito de superação, solidariedade, alegria e vontade de viver", define a jornalista Christina Martins, idealizadora e produtora da exposição, que acompanha o trabalho da Fundação Laço Rosa, de apoio a mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama.

Além das obras, a mostra Força na Peruca terá espaços de interação com o público, como uma parede para que os visitantes possam deixar frases de estímulo para quem está se tratando de câncer. Haverá também um local especial para receber cabelos doados para confecção de novas perucas. Quem quiser poderá levar seus fios (mínimo de 20 cm de comprimento) já cortados, presos por um elástico e acondicionados em saco plástico fechado. O material arrecadado será enviado para a Fundação Laço Rosa, que mantém o primeiro Banco de Perucas online do país, para doação de perucas a pacientes em tratamento de quimioterapia em todo o Brasil.


Exposição Força na Peruca
Quando? 3 de junho a 26 de julho, de terça-feira a domingo, das 10 às 21h
Onde? Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Quanto? Entrada Franca

Mais informações: (21) 3980-3815


O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!