Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Os Solistas de São Petersburgo

Publicado por: Carioca Cult
quarta-feira, 10 de junho de 2015

Apresentação carioca será regida por Mikhail Gantvarg e terá como convidada a pianista prodígio Varvara Kutuzova, de 11 anos.




Para o Los Angeles Times, eles são donos de uma "técnica elegante, uma extraordinária energia sonora e um espírito alegre". Possuem também "avaliação precisa, um nobre colorido sonoro e o mais elevado grau de virtuosismo." - complementa o Kiel. Na sexta-feira, dia 12 de junho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe em seu palco Os Solistas de São Petersburgo, terceira atração da 22ª edição da Série O Globo Dell’Arte Concertos Internacionais 2015.

Em sua apresentação carioca, com obras de Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky e Grieg, Os Solistas de São Petersburgo serão regidos por Mikhail Gantvarg e apresentarão como solista do Concerto para piano e orquestra de Mozart uma das maiores revelações do instrumento dos últimos tempos: Varvara Kutuzova, que estará completando 12 anos no dia do concerto.

O conjunto de câmara Os Solistas de São Petersburgo, constituído por dezesseis cordas e cravo, foi fundado em 1987, por Mikhail Gantvarg, um dos mais destacados violinistas de São Petersburgo nas últimas décadas e uma das mais notáveis personalidades da vida musical da cidade. Após conquistar, na juventude, um prêmio no Concurso Internacional Paganini, passou a combinar uma intensiva agenda de concertos com as responsabilidades de violinista principal da Orquestra Sinfônica de São Petersburgo, dirigida por Yuri Temirkanov.

Paralelamente, Gantvarg deu início a sua carreira de docente no Conservatório Estatal de São Petersburgo. Na época em que o conjunto foi criado ele já era um artista reconhecido, com seu próprio perfil criativo e estilo de apresentação. Ele é um dos últimos sucessores da lendária escola de violino de São Petersburgo, onde surgiu toda uma "constelação" de violinistas mundialmente famosos. Na tentativa de manter suas melhores tradições, Gantvarg está sempre em busca de uma nova forma de expressão, chegando a soluções interpretativas não tradicionais.

Os princípios fundamentais da visão interpretativade Mikhail Gantvarg estão sendo transformados em realidade com seus colegas - os músicos do Conjunto de Câmara Os Solistas de São Petersburgo. O líder dirige o Conjunto como um todo, que reage de maneira sensível a qualquer manifestação de seu "desejo" de execução. Qualidades como concentração absoluta de um tempo musical, sentido aguçado de mudança de ritmo, alto grau de liberdade interpretativa e uma rica paleta tímbrica são os elementos que mais se destacam nas apresentações do Conjunto. Esses "traços" são a razão de sua originalidade, atraindo sempre a atenção do público.

O repertório de Os Solistas de São Petersburgo é muito amplo e demonstra, com sua diversidade, o gosto artístico de seu líder e dos músicos. Dentre as peças mais executadas encontram-se "páginas de ouro" da música Barroca e Renascentista (Vivaldi, Corelli, Händel, Bach, Pergolesi), clássicos vienenses (Haydn, Mozart, Beethoven) e obras-primas da música romântica (Rossini, Grieg, Tchaikovsky). A música do século XX (Prokofiev, Shostakovich, Schnitke, Bartók, Barber, Britten) tem também um papel importante para ele. No repertório do grupo encontram-se também obras escritas por compositores de sua própria cidade , como A. Petrov, B. Arapov, G. Korchmar e P. Gekker.

O Conjunto se apresenta permanentemente em São Petersburgo, mas também empreende turnês por cidades russas, incluindo Moscou e Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Suécia, Finlândia, repúblicas da antiga Iugoslávia, Itália, Israel, Hungria, Luxemburgo, Chipre e México.

Programa:

ANTONIO VIVALDI
L’estro armonico, op. 3
Concerto Nº 3 em Sol maior, RV 310
Allegro
Largo
Allegro
Concerto Nº 2 em Sol menor, RV 578
Adagio spiccato
Allegro
Larghetto
Allegro
Concerto Nº 6 em Lá menor, RV 356
Allegro
Largo
Presto
Concerto Nº 11 em Ré menor, RV 565
Allegro
Largo e spiccato
Allegro
Solista: Mikhail Gantvarg

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Concerto para piano e orquestra Nº 17 em Sol maior, K. 453
Allegro
Andante
Allegretto
Solista: Varvara Kutuzova

INTERVALO

PIOR ILYICH TCHAIKOVSKY
Serenata para cordas em Dó maior, op. 48
Pezzo in forma di sonatina: Andante non troppo – Allegro moderato
Valsa: Moderato (Tempo di valse)
Elegia: Larghetto elegíaco
Finale (Tema russo): Andante – Allegro con spirito

EDVARD GRIEG
Suíte Holberg, op. 40 (Suíte em estilo antigo para orquestra de cordas)
Präludium: Allegro vivace
Sarabande: Andante
Gavotte: Allegretto – Musette: Un poco mosso – Gavotte
Air: Andante religioso
Rigaudon: Allegro con brio


Os Solistas de São Petersburgo
Quando? Sexta, 12 de junho, às 20h
Onde? Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n - Centro
Quanto? Ingressos de R$ 50,00 a R$ 500,00

Classificação: Livre


O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!