Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Robert Rauschenberg - O Inferno de Dante

Publicado por: Carioca Cult
sexta-feira, 19 de junho de 2015

A exposição promete interagir com o inferno individual de cada visitante em obras do artista texano inspiradas nos poemas de Dante Aligheri



Segue em cartaz no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, até 12 de julho, a exposição Robert Rauschenberg – O Inferno de Dante, que prestigia o público com 34 litogravuras, retratando a melancolia vivida por Dante em seu mais famoso poema. Buscando a total interatividade, os visitantes vão poder ouvir os 34 cantos de Dante, além de movimentar sacos representativos de fardos, espalhados pela área expositiva.

Inédita no Brasil, a mostra mexe com os sentidos e sensações dos visitantes. As 34 litogravuras do artista texano Robert Rauschenberg foram produzidas com base nos 34 cantos (poemas) que compõem a primeira parte do livro A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Aligheri, intitulada O Inferno. O público será levado a questionamentos sobre o comportamento social e instigado a perceber os diversos sentimentos presentes em seus conflitos individuais.

Na série produzida por Rauschenberg, o Inferno permeia um estado de espírito, como numa rede que une conquistas à passagem do tempo, ao controle e à liberdade. O Inferno não é perceptível, nem palpável, porém é tangível. Têm dicotomia concomitante de condenar e libertar.

A mostra torna-se muito singular, pois busca despertar no público seu inferno particular. Os 34 sacos - contendo pesos, medidas, volumes e sons diversificados - poderão ser arrastados, carregados e largados por qualquer lugar da mostra.

Os 34 cantos/poemas que inspiraram as obras de Rauschenberg poderão ser ouvidos pelos visitantes através de uma estrutura especial. Outra ação que objetiva a inclusão social e cultural é a disposição das obras na altura ideal para cadeirantes e crianças para que essas pessoas possam apreciar toda a exposição sem dificuldades.

Pintor, escultor, gravador, fotógrafo e design, Robert Rauschenberg atuou como uma ponte importante entre o Expressionismo abstrato e a Pop Art, destacando-se pela possibilidade de ampliar as discussões relativas aos movimentos urbanos, ao desafiar a ideia tradicional de trabalhar num só meio ou num só estilo. Foi homenageado em importantes momentos de consagração mundial. Criador de vanguarda é considerado um dos primeiros a explorar a ideia de que arte e vida não deveriam andar tão separadas.


Robert Rauschenberg - O Inferno de Dante
Quando? Das terças aos domingos, até 12 de julho de 2015.
Onde? Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Quanto? Evento Gratuito

Curadoria: Claudia Lopes e Simone Ajzental
Mais informações: (21) 2253-1580

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!