Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Kamasi Washington, maior revelação do saxofone no jazz, apresenta-se no Theatro Municipal

Publicado por: Carioca Cult
terça-feira, 21 de março de 2017

Um dos principais eventos musicais do gênero no país, a Série Jazz All Nights traz ao Brasil o saxofonista Kamasi Washington, que se apresenta com sua banda no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 5 de abril. Washington, que também é compositor e produtor, abre a temporada de jazz de 2017 da série com o show inédito The Epic.

"Washington foi descrito como a melhor coisa que aconteceu no jazz em anos, graças ao The Epic, que foi o primeiro lançamento de jazz a ultrapassar as audiências da música mainstream em muito tempo", de acordo com a BBC.

O saxofonista, compositor e produtor Kamasi Washington nasceu na Califórnia e começou a se interessar pela música e tudo o que ela pode proporcionar aos 13 anos. Estudou na Academia de Música de Alexander Hamilton, onde passou a ocupar a principal cadeira como saxofone tenor em apenas dois anos. Em seu último ano da escola, formou sua primeira banda, a The Young Jazz Giants, com seus amigos de infância. Depois, alistou-se no Departamento de Etnomusicologia da UCLA, onde começou a tocar com membros do corpo docente, como Kenny Burrell e Billy Higgins. Seu primeiro álbum foi Young Jazz Giants, em 2004, lançado durante o verão em seu primeiro ano de estudos na UCLA. No segundo ano na instituição, saiu em turnê nacional, pela primeira vez, ao lado de Snoop Dogg.

Em 2006, o norte-americano se juntou à orquestra de Gerald Wilson, um de seus maiores ídolos, para o álbum In My Time, e em seguida saiu em sua primeira turnê internacional com a lenda do R&B, Raphael Saadiq.

Desde então, tocou com artistas musicalmente diversos, incluindo Wayne Shorter, Herbie Hancock, Horace Tapscott, Lauryn Hill, Nas, George Duke, Chaka Khan, Flying Lotus, Thundercat, Mike Muir, Francisco Aguabella e a Pan Afrikaan People’s Orchestra. Sua atual banda, The Next Step, possui uma configuração de big band moderna, incluindo dois bateristas, dois baixistas, tecladistas, três trompistas, um pianista e um vocalista.

Washington também tocou saxofone no álbum To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar. Sua estreia solo, The Epic, foi lançado em maio de 2015, sendo aclamado pela crítica de todo o mundo. Kamasi Washington tem sido atração principal em muitos festivais de música mundo afora.


Show "The Epic", de Wamasi Washington
Quando? 5 de abril de 2017, às 20h
Onde? Theatro Municipal
Praça Floriano, s/n - Centro
Quanto? de R$ 50,00 a R$ 250,00

O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!