Últimos Posts
Cultura

Teatro

Shows

Exposições

Noite

Festas

Esportes

Eventos Esportivos

Versos e rimas invadem o Programa Educativo Caixa Gente Arteira

Publicado por: Carioca Cult
terça-feira, 28 de março de 2017

Público poderá exercitar a criatividade em atividades que estimulam a escrita e a leitura




A poesia permeia as ações do Programa Educativo Caixa Gente Arteira, em abril. Para aqueles que querem soltar o poeta dentro de si, a Caixa Cultural Rio de Janeiro oferece duas atividades voltadas ao estímulo da escrita e da imaginação. Já os que apreciam um bom verso podem conferir o resultado da experimentação lírica de outros visitantes em escritos literalmente magnéticos. Todas as atividades têm entrada franca.

Baseada na exposição À mercê do impossível - Ana Cristina César, a Oficina de escrita criativa desafia o público a produzir seus próprios poemas depois de uma visita aos quatro núcleos da mostra. Serão exercícios de criatividade e soltura da escrita, onde cada participante receberá um caderno e buscará elementos da poesia de Ana C. que o inspirem na construção de suas estrofes. A oficina será nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2017 (terça a quinta), das 15h às 17h, e é voltada ao público a partir dos 10 anos. A exposição À mercê do impossível – Ana Cristina César permanece em cartaz até o dia 7 de maio.

Em homenagem ao Dia Mundial da Literatura, comemorado no dia 23 de abril, o Programa Educativo Caixa Gente Arteira inaugura, em seu ponto de leitura, a Ação Você gosta de poesia? Durante todas as sextas-feiras do mês (7, 14, 21 e 28/04), das 13h às 20h, os frequentadores do espaço poderão construir versos e frases com palavras imantadas que podem ser coladas e deslizadas por painéis metálicos, incentivando, assim, a prática da leitura e escrita por meio da reflexão sobre o vocabulário. A atividade é aberta para todos os públicos.

E por falar em datas comemorativas, 2017 marca os 40 anos da restauração do painel de Bandeira de Mello exposto na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Em celebração, de 25 a 28 de abril (terça a sexta), das 18h às 20h, será oferecido um Minicurso de restauração e conservação de painéis. Voltado aos estudantes de História, História da Arte, Belas Artes e Museologia com mais de 18 anos, o curso será uma oportunidade para que os alunos reflitam a respeito da preservação e restauração de obras de arte a partir do entendimento de todo o seu processo. A ementa envolve o estudo de caso da restauração do painel de Bandeira de Mello e a apresentação dos princípios básicos de restauro e conservação.

Já a Oficina de cartazes lambe lambe entra em sua segunda semana, encorajando a produção de cartazes que incorporem elementos característicos do lambe lambe e da arte angolana. A oficina é inspirada na exposição Daqui pra frente - Arte contemporânea em Angola e ocorre nos dias 5, 6 e 7 de abril, das 15h às 17h. A classificação é livre.

Atividades mensais:
O Programa Educativo Caixa Gente Arteira apresenta, ainda, atividades que ocorrem mensalmente. Um exemplo de sucesso é a ação Em busca da obra de arte, que convida crianças a interagir com as obras da Caixa Cultural Rio de Janeiro e a aprender mais sobre a história do espaço. Em abril, a atividade ocorre nos dias 8 e 29 (sábados), das 16h às 17h.

Durante todos os sábados, das 14h às 15h, e domingos, das 15h às 16h, são promovidos os ateliês criativos, atividades para as quais os visitantes são convidados depois de apreciarem as exposições em cartaz. Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela Caixa Cultural, sendo realizadas de terças a sextas-feiras, das 13h às 14h e das 17h às 18h.

O programa Educativo Caixa Gente Arteira tem como objetivo explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica por meio de oficinas, vivências e bate-papos. Não é obrigatória a inscrição prévia para nenhuma das atividades.

Programação Caixa Gente Arteira - abril:

Oficina de escrita criativa
Datas: 11, 12 e 13 de abril (terça a quinta)
Horários: das 15h às 17h
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: 10 anos

Ação Você gosta de poesia?
Datas: todas as sextas-feiras de abril (7, 14, 21 e 28/04)
Horário: das 13h às 20h
Local: Ponto de leitura
Classificação indicativa: Livre

Minicurso de restauração e conservação de painéis
Datas: de 25 a 28 de abril (terça a sexta)
Horário: das 18h às 20h
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: 18 anos

Oficina de cartazes lambe lambe
Datas: 5, 6 e 7 de abril (quarta a sexta)
Horário: das 15h às 17h
Local: Sala de oficina 1
Classificação indicativa: Livre


Programa educativo Caixa Gente Arteira
Quando?
Ateliê Criativo: sábados, às 14h; e domingos, às 15h
Ações de galeria: terça a sexta-feira, das 13h às 14 e das 17h às 18h
Em busca da obra de arte: 8 e 29 de abril (sábados), das 16h às 17h
Onde? Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Quanto? Entrada franca

Classificação: Consultar programação
Informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br


O que mais já passou por aqui

Não podemos esquecer também dos outros posts mais antigos que também passaram por aqui. Confira abaixo alguns deles que deram o que falar!